top of page

Esse curso tem por objetivo qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento por meio de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem. Também permite ao profissional da educação a reflexão sobre sua prática pedagógica, de forma a melhor subsidiar suas ações. Além disso, possibilita analisar as diferentes dimensões (linguística, social e política, psicológica e educacional) envolvidas no processo de aquisição da escrita e da leitura. Visa a discussão dos problemas educacionais acerca das propostas de alfabetização atualmente no Brasil. Proporciona também o conhecimento dos processos de alfabetização e aprofundamento teórico-prático nas atividades de letramento.

Grade Curricular
  • Diferentes Concepções de Aprendizagem

  • Hipóteses de Escrita

  • Hipóteses de Leitura

  • Estratégia de Leitura

  • Alfabetização numa perspectiva de letramento

  • O planejamento numa perspectiva sócio interacionista

  • Diferentes Modalidades Organizativas no  Planejamento do Trabalho Pedagógico

  • Vantagens pedagógicas da heterogeneidade  como principio educativo

  • O valor pedagógico de atividades práticas na didática da alfabetização

  • Produção e revisão textual em classes de alfabetização

  • Ressignificação de Práticas Pedagógicas Tradicionais

  • Projetos de Leitura e Escrita

  • Alfabetização de Jovens e Adultos

  • Reflexões sobre ortografia e pontuação

  • Os conhecimentos epistemológico e metalinguístico na produção de textos

ESPECIFICAÇÕES

ENSINO PRESENCIAL

Carga horária: 180h

Duração: 9 meses

Periodicidade: Aulas quinzenais 

Dias disponíveis: Sábado (Matutino ou Vespertino)

                               Quarta (Noturno)

ENSINO REMOTO

Carga horária: 180h

Duração: 3 meses

Periodicidade: Aulas semanais

Dias disponíveis: Quarta (19 às 21h)

INVESTIMENTO
METODOLOGIA/AVALIAÇÃO:

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DIRECIONADORES DOS CURSOS

      As disciplinas a serem ministradas no curso terão como princípio metodológico norteador a relação entre teoria e prática. Assim, espera-se que o aluno possa (1) envolver-se efetivamente com as tarefas da leitura e da reflexão teórica tomando a realidade empírica como objeto motivador dessa reflexão; (2) sistematizar conhecimentos que possam lhe servir para sua rotina profissional ao final do curso; (2) desenvolver sua capacidade de trabalho em equipe para criar uma rede que possa ser ativada mesmo após o término do curso (3) aperfeiçoar seu domínio da linguagem específica da área sustentada em elementos teóricos consistentes.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO E CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO

         A avaliação será realizada como um processo contínuo e cumulativo. Para tanto, serão realizadas atividades ao final de cada modulo do curso, para que os alunos possam ter um diagnóstico de seu desempenho. Para fins de certificação, será exigida presença mínima de 75% do aluno.

CERTIFICAÇÃO

ENSINO PRESENCIAL

Matrícula: R$ 75,00

Mensalidades: 10 x R$90,00

Desconto de pontualidade: R$ 15,00

Pagamento avista: R$600,00

Cartão até 6x: 650,00

ENSINO REMOTO

AVISTA: R$300,00

CARTÃO ATÉ 10X: R$350,00

BOLETO ATÉ 6X: R$400,00

Certificação de acordo a Lei nº 9394/96, o Decreto de nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 e a Resolução CNE nº04/99 – MEC (art. 7º, §3º) de 07 de outubro de 1991

bottom of page